segunda-feira, 2 de março de 2009

Fauna na Bromélia Imperial


Hoje o dia foi muito quente e como de costume aproveitei para molhar o jardim.
Fiquei muito feliz com uma surpresa que tive e corri para pegar a máquina fotográfica e assim divido com vocês esse momento.
Um anfíbio(sapo perereca ou rã,não sei a diferença!!!) estava se aproveitando da água acumulada no tanque de uma bromélia imperial(Alcantarea imperialis) talvez até para botar seus ovos.
A bromélia imperial é uma planta herbácea de grandes proporções e atinge 1,5metos de largura e sua inflorêscencia dura até cinco meses e chega a 3 metros de altura.Sua fase adulta se dá com 10 anos de vida e em alguns casos a floração poderia demorar até 30 anos para acontecer.
Nativa do Brasil,ocorre muito na Serra dos Orgãos,divisa entre Rio e São Paulo.
Devido ao sua alta valorização no mercado de paisagismo,com consequente retirada predatória da natureza e a intensa devastação de seu habitat natural,essa bromélia corre grande perigo de extinçao e por isso é sempre importante alertar:prefira plantas oriundas de viveiristas certificados pelo IBAMA.

Um comentário:

  1. Pois já apareceu uma rela vermelha cá num jardim em Portugal que veio numa bromélia. Foi um susto daqueles de cair para trás!

    ResponderExcluir